sexta-feira, 31 de julho de 2015

Torta de doce de leite com crocante de macadâmia

Oi!!

Hoje vou mostrar pra vocês uma receita muito deliciosa, que faz sucesso com 100% das pessoas, com todos os tipos de paladares: uma torta de doce de leite com crocante de macadâmia!
Só o nome já faz você querer babar!

Não vão haver muitas fotos do passo a passo, mas ela é bem simples, então tenho certeza que vocês irão conseguir e se apaixonar!

O primeiro passo para a preparação da torta é preparar um creme musseline, que é basicamente um creme de confeiteiro batido com manteiga. Este creme já passei mostrei pra vocês na receita da torta holandesa. Então, é exatamente aquele mesmo!! Na torta que fiz, preparei apenas 1/3 da receita, mas para uma torta tamanho família (que serve aproximadamente 30 pessoas) você pode fazer a receita inteira.

Ah, e se você quiser pode substituir as macadâmias por amendoim, castanha de caju, ou a castanhã de sua preferência. Eu amo essa torta com as macadâmias porque fica lembrando muito o sabor daquele maravilhoso sorvete häagen dazs  de macadamia nut brittle (caindo baba aqui no teclado)

Ingredientes para o crocante de macadâmia
 - 2 xícaras de açúcar
 - 200 g de macadâmia levemente picadas
 - 1 colher de sopa de manteiga (pode ser com sal)

Para o crocante, coloque o açúcar para derreter em uma panela para derreter, e permaneça mexendo até que ele fique com cor de caramelo. Muito cuidado para não deixar o caramelo queimar, se ele escurecer demais ele pode amargar. Recomendo colocar uma gota do caramelo num copo de água e provar para ver se não está amargando, pra não correr o risco de perder as macadâmias. Então junte as macadâmias picadas e a manteiga, mexa bem, e despeje tudo ainda quente em um mármore, ou um papel manteiga com manteiga, ou, se você tiver, um silpat. Espalhe o máximo que conseguir e deixe esfriar.
O crocante esfriando 


Ingredientes para a torta
 - 1 receita de creme musseline (novamente, receita aqui!!)
 - 1 pacote de biscoito maizena
 - 1 copo de leite com uma colher de sopa de açúcar para umedecer o biscoito
 - 1 pote grande (800g) de doce de leite de sua preferência

Aí já podemos montar a torta. passe um pouco de manteiga para untar uma forma redonda com fundo removível, e comece a montagem com os biscoitos umedecidos. Não deixe ele nadando na mistura de leite com açúcar, apenas passa ele bem rapidinho e pronto, se não ele fica molengo. Uma dica é colocar um pouco de licor, rum ou conhaque na mistura (eu gosto de colocar aquela amarula gold). Então por cima do biscoito coloque doce de leite, e então o musseline. Aí mais uma camada de biscoito, outra de doce de leite, outra de musseline, e assim por diante, finalizando com o musseline.
Coloque na geladeira por pelo menos 4 horas (eu já tentei tirar antes, foi um desastre!! hahahaha). 

Pegue a sua "placa" de crocante de macadâmia, e coloque num saco grosso, ou pano firme, e quebre ele. Fique à vontade para usar o martelo (comum ou de bife). É o jeito mais prático de quebrar tudo.
Retire a torta da geladeira, desenforme, e cubra com o crocante quebrado.
Depois só manter na geladeira até a hora de servir.

O martelo ali no fundo
Então é isso gente, essa torta vale MUITO a pena fazer. Todo mundo que come fica abismado com a delícia crocante, e você vai receber muitos elogios!! hahaha

Abraços

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Creme de avelãs - Nutella Caseira

Hello Pessoas!!

Hoje vou passar pra vocês uma receita de creme de avelãs com chocolate, ou: Nutella caseira!!
Muita gente ama Nutella, eu particularmente não sou muito fã. De qualquer forma, sempre me preocupa consumir algo que tem um rótulo como o da Nutella:


Contém avelãs, leite, soja (?)
Como podemos perceber, ele dá até as porcentagens de alguns ingredientes, sendo que apenas 13% são avelãs. Daí que a gente percebe que mais de 50% é açúcar, e tem MUITO óleo (de palma, que é péssimo pra saúde). Não sou xiita da alimentação, como até bem mal na verdade. Acho que eu fico chata com algumas coisas por detestar margarina, e o tanto que ela faz mal pra gente. Então tudo que tem muito óleo vegetal me deixa nervosa hehehehe

A nossa receita tem aproximadamente 40% da composição (em peso) de avelãs! E te garanto que fica tão boa (pra mim bem melhor) que a original.

Ingredientes
2 xícaras de avelãs (300g)
½ xícaras de açúcar
5 colheres de sopa de cacau em pó OU 10 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga
180 ml de leite integral fervente (medida aproximada, pode ser mais ou menos)
1 pitada de sal

Antes de começar a receita, quero lembrar que você pode substituir o açúcar comum por mascavo, demerara, mel, agave, etc. Mas no geral eles irão alterar o sabor da receita. E não pode usar achocolatado de jeito nenhum!! Ah, e se você gosta muito da nutella do jeitinho que ela é, coloque 2 xícaras de açúcar. Eu sempre uso menos porque não gosto de nada muito doce.

O primeiro passo é torrar as avelãs pra poder descascar - e já aviso que é a única parte difícil da receita, o resto é muito simples! Não deixe que elas queimem no forno, vã sempre testando. Assim que a casca estiver saindo bem fácil na mão estão prontas! Então descasque-as sem preocupação de tirar tudo. Sempre ficam várias com a casca mesmo.


É impossível remover toda a casca! Não se preocupe
Então coloque elas no processador (ou liquidificador se você não tiver) até que elas virem uma farofa. Quanto mais fininha você deixar, mais liso o seu creme vai ficar.
Junte o açúcar, o cacau, a manteiga, dê mais um pulsar, e então vá colocando o leite. Lembrando que o leite TEM que estar fervendo para jogar no processador/liquidifcador. É assim mesmo. Pra essa quantidade da receita eu usei aproximadamente 180 ml de leite. Mas você tem que ir jogando para ver a quantidade, ela varia muito. 
E o creme fica mole no dia que faz. Depois de 24 horas na geladeira ele fica mais firme, como a Nutella.


A primeira que fiz mais pedaçudinha (à esquerda) e a segunda mais lisa (à direita)
Fiz duas vezes para gastar meus 500g de avelãs. Rendeu 1,25 kg de Nutella (ostentando!!).

Recomendo demais essa receitinha super simples, deliciosa e bem mais saudável que a industrial! Espero que gostem. 
Ostentando meus potinhos de Nutella :D