quarta-feira, 25 de março de 2015

Ovos de páscoa

Bom dia, pessoas!!

A receita de hoje é pra vocês fazerem pra Páscoa, para dar de presente, ou pra você mesmo (afinal de contas ovo está muito caro, e a gente sempre tem uma criança querida na família que merece um mimo).

A moda agora é o ovo de colher. Eu resolvi fazer vários pra presentear um amigo, e fiz também um ovo comum, que recheei com bombons, aproveitando o recheio dos ovos de colher.

Para fazer as cascas (tanto dos ovos quanto dos bombons) eu usei chocolate ao leite, mas você pode usar o que for de sua preferência. O ao leite é a preferência na minha casa, e faz mais sucesso com as crianças. Eu particularmente prefiro ele meio amargo, mas isso não vem ao caso pois os ovos não são pra mim hehehe

Dicas para as cascas
O mais importante para que o chocolate fique delicioso, com textura uniforme, sem derreter facilmente e sem açucarar, é fazer corretamente a tempera no chocolate. Isto significa trabalhar com ele na temperatura correta, que é quando a manteiga de cacau contida no chocolate volta à textura de manteiga, deixando de ser derretida. Isso acontece entre 28° e 29°C. Eu nunca tinha feito isso, e comecei o processo com um termômetro comprado por 2 dólares do deal extreme. Claro que Murphy trabalhou junto comigo e quando o chocolate estava a 32° o termômetro quebrou pra sempre.
Lendo bastante na internet, descobri uma forma de fazer a tempera sem precisar espalhar o chocolate por uma bancada (que infelizmente eu não tenho). A dica é derreter 2/3 do chocolate que você vai usar (em banho Maria ou no microondas). Quando o chocolate estiver bem liso, junte o 1/3 final e mecha bastante até terminar de derreter. Se você tiver um termômetro, melhor. Se não, lembre-se que o chocolate deve estar relativamente frio para ser trabalhado.
Então encha suas forminhas e ponha na geladeira (por no máximo 15 minutos, ou o chocolate começa a suar, e pode ficar manchado – coisa que eu descobri quando já tinha uns 20 minutos hehehe).
A última dica diz respeito às forminhas. Para os ovos eu comprei uma que vem com uma contra-forma de silicone. Achei bem mais prático, e como são reutilizáveis vale MUITO a pena.

  

Recheios
Eu fiz 4 tipos de recheio: Brigadeiro de Nutella, de leite Ninho, Brigadeiro comum e Brigadeiro de Caramelo (esse de caramelo retirei a receita daqui http://www.montaencanta.com.br/brigadeiro/brigadeiro-de-caramelo/).

Brigadeiro de caramelo
120g de açúcar – ou ¾ de xícara
25 g de manteiga  - ou uma colher de sopa
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
  
Primeiro coloque a manteiga e o açúcar na panela e vá mexendo no fogo baixo até derreter e dar a cor do caramelo. Não pare de mexer nunca, pois se queimar um pouquinho o caramelo amarga tudo!

Assim que der a cor de caramelo, junte o leite condensado e misture até o ponto de brigadeiro. Quando você colocar o leite condensado o caramelo vai dar uma endurecida. Se você nunca fez caramelo, ou queimadinho (aquele leite com açúcar queimado) pode ser que você se desespere. NÃO SE DESESPERE!! Continue mexendo que o caramelo vai voltar a derreter. Quando der o ponto coloque uma pitadinha de sal, e reserve.

Brigadeiro de Nutella
1 lata de leite condensado
25g de manteiga  - ou uma colher de sopa
1 colher de sopa chocolate em pó
3 colheres de sopa de Nutella

Brigadeiro de leite Ninho
1 lata de leite condensado
25g de manteiga  - ou uma colher de sopa
2 colheres de sopa de leite ninho

Brigadeiro comum
1 lata de leite condensado
25g de manteiga  - ou uma colher de sopa
2 colher de sopa chocolate em pó

Para os demais brigadeiros, basta mexer em fogo baixo até ponto de brigadeiro.

Quando os brigadeiros estiverem frios, recheie os ovinhos e decore como quiser. Recheie também os bombons e coloque a camada final de chocolate.

Para a decoração usei no ovo de Nutella avelãs picadas, no de leite Ninho um pouco do próprio em pó e blossons de chocolate, no de caramelo usei gotas de chocolate de caramelo Callebaut, e no de brigadeiro o clássico granulado.

Cobri o ovo maior com papel alumínio e recheei ele com bombons.



E agora é esperar o presenteado se deliciar!!

Espero que vocês tentem em casa!
Abraços,


Marília

quinta-feira, 12 de março de 2015

Ravioli de mussarela de búfala com tomates + molho pesto

Olá, pessoas!!

Para começar o blog com o pé direito, resolvemos nos juntar para cozinhar uma coisa bem especial!

Hoje é dia de receita e a escolhida foi: Ravioli de mussarela de búfala com tomates, ao molho pesto.
Esta receita é bem simples, porém dá um bocado de trabalho. Fazer massa caseira é trabalhoso, porém vale muito a pena! O sabor é incomparável, mesmo com aquelas que a gente compra frescas.

Esta receita rendeu 100 raviólis (EXATAMENTE!!). A porção por pessoa são 10 raviólis. Parece pouco, mas é suficiente, acredite! Logo, a receita rende 10 porções (!!!)

             
                       
Vamos começar com a receita da massa:

Massa básica para macarrão, ravióli, lasanha, etc:
800g de farinha de trigo (um pouco mais para enfarinhar a bancada)
8 ovos
30ml de azeite
Sal a gosto

A proporção básica utilizada de massa, normalmente, é de 100g de farinha por pessoa. Neste caso como a massa é recheada, o rendimento foi maior.
Comece fazendo um pequeno vulcão com a farinha e coloque os ovos, o azeite e o sal no centro. Recomendamos não colocar a farinha toda nesta etapa (costumo utilizar inicialmente 80g de farinha por ovo), para que no final você possa colocar mais farinha até ajustar o ponto da massa, que deve ficar bem lisinha. Se você achar que a massa está mole, coloque um pouco de farinha. Se achar que está dura, coloque um pouco de água. O ponto dela é como uma massinha de modelar bem firme.
Com a massa sovada, coloque na geladeira para descansar por pelo menos 30 minutos. Neste tempo vamos preparar o recheio e o molho.








Recheio de mussarela de búfala e tomates
600 g de mussarela de búfala bolinha (daquelas em soro)
4 tomates maduros
Orégano fresco a gosto
Tomilho fresco a gosto
Sal a gosto

Retire as sementes dos tomates e pique bem pequeno. Pique também a mussarela bem pequenininha, misture com os tomates e tempere com um pouquinho de orégano, tomilho e sal. Você pode usar as ervas de sua preferência, vá sempre provando à medida que coloca um pouco mais de algo. Dessa forma fica sempre do seu gosto e não vai ter como dar errado.

Molho pesto
200 ml de azeite de oliva extra virgem (aproximadamente)
100g de queijo parmesão fresco
2 xícaras de folhas de manjericão
4 dentes de alho
6 metades de nozes (ou um punhadinho)
Sal a gosto

Coloque todos os ingredientes num processador ou liquidificador e bata até que fique em pedaços bem pequenos.
Para obter um bom pesto, vão algumas dicas:
- Não use os talos do manjericão, tenha cuidado para retirar apenas as folhas. O sabor fica bem mais suave.
- Coloque inicialmente menos azeite e vá colocando mais à medida que precisar para bater. Nós começamos com uns 100ml.
- A quantidade de alho vai do gosto da pessoa. Nós amamos alho, então colocamos 6 dentes. Lembre-se que este molho é cru, então o alho fica bem forte no molho.
- Não bata muito o pesto no liquidificador/processador. Corre o risco do seu azeite começar a virar uma maionese.

Montagem
Vá abrindo a massa até ela ficar com aproximadamente 1,5mm de espessura. Nós utilizamos uma máquina para isso, mas acredite: é possível abrir na mão!
Para montar os raviólis utilizamos esse utensílio mágico comprado por 6 reais no centro de BH. Vale a pena, para quem eles tenham sempre o mesmo tamanho.
Com os raviólis prontos, cozinhe-os em água fervente por aproximadamente 4 minutos. Eles vão começar a boiar, e apesar de não ser nhoque, isto significa que eles estão quase prontos (você também pode ir provando para ver se está “al dente”).
Coloque o ravióli cozido numa travessa, misture com o pesto, rale queijo parmesão em cima, e sirva. Voilà, agora é só degustar!







Esperamos que vocês resolvam se aventurar na cozinha com a gente! Aceitamos sugestões de receitas ;)

Abraço,

Marília e Débora