terça-feira, 2 de junho de 2015

Batata Rösti - Duas preparações

Oi gente!!

Hoje resolvi mostrar pra vocês uma receita que eu mesma nunca tinha feito antes: Batata Rösti. Fiz ela de duas formas: a clássica, que dizem dar mais trabalho, e uma versão mais prática que é assada.
Sinceramente achei que o trabalho das duas é o mesmo, assim como o tempo de preparação. Já o sabor, é questão de gosto mesmo: elas ficam diferentes, mas é difícil dizer qual a melhor. Aqui em casa por muiiiiito pouco a preparação tradicional ganhou, apenas por ser mais cremosa.

Então vamos à receita

Ingredientes:
4 batatas médias (2 para cada preparação)
Sal a gosto
Azeite a gosto

O recheio fica a seu critério. Eu usei uns restos que tinha em casa misturando meia cebola cortada em lâminas, duas folhas de couve, um restinho de uma linguiça que tinha feito no fim de semana e 1/8 de um queijo minas bemmmm gordo (daquele que some quando derrete).

Preparação da versão assada:
A Frida interessada na preparação
Descasque e lave duas batatas médias, e rale num ralo grosso. Unte com azeite uma travessa (que vai para o forno), disponha uma camada de batatas, tempere com sal, coloque o recheio e cubra novamente com outra camada de batatas e mais sal. Duas dicas: O recheio não deve ir até a borda da travessa, a batata deve cobrir ele todo como se fosse uma massa de torta; e lembre-se de dar uma "prensada" na batata, tanto embaixo quanto em cima. Coloque mais um pouco de azeite por cima e direto pro forno a 200ºC por aproximadamente 30 minutos.

Preparação da versão clássica - na frigideira:
Coloque no microondas as duas batatas médias por 5 minutos total (recomendo virá-las no meio do tempo). Elas vão pro microondas com casca e tudo! Quando retirá-las, mande direto pro freezer por 20 minutos. Então retire-as, descasque, e rale no ralo grosso. Elas devem estar firmes, porém levemente cozidas. Então coloque numa frigideira anti aderente um pouco de azeite, uma camada de batatas, tempere com sal, junte o recheio, e então outra camada de batatas e mais sal (igualzinho a outra). Coloque no fogo baixo por 5 minutos para as batatas cozinharem, e deixe no fogo alto por mais um minuto para dourar. Para virar eu pus um prato em cima, virei a batata e depois deslizei de volta para a frigideira. Ela fica bem firme, então dá pra fazer sem medo. Então deixe mais 5 minutos no fogo baixo, e outro minuto no fogo alto, e estará pronta para servir. Dicas: a primeira vez cozinhei uma batata por 5 minutos, ela virou purê. Tive que recomeçar, então de acordo com a batata que você vai usar e o microondas que você tiver, este tempo varia. Se estiver muito na dúvida, vá de 1 em 1 minuto, até que as batatas estejam firmes, porém levemente cozidas.
A versão de frigideira (à esquerda) e a versão assada (à direita)

A versão assada eu não consegui desenformar. Se eu tivesse uma forma anti aderente talvez eu conseguisse, e acho que ficaria tão bonita quanto a outra (quando pus no prato, viradas para baixo, a assada estava bem parecida com a de frigideira). Já disse que quanto ao sabor são diferentes, é uma questão de gosto. Mas as duas são deliciosas! Agora quanto ao trabalho, eu particularmente achei que deram o mesmo trabalho, e o tempo de preparação foi o mesmo. Como eu não cozinhei as batatas em água, ou no forno (e sim no microondas) foi tudo bem prático.

As duas no prato, gêmeas bivitelinas

Bem gente, espero que tenham gostado da receita de hoje. Resolvi fazer algo mais prático para animar as pessoas. Vocês podem colocar qualquer recheio, e é um ótimo prato para um jantar a dois.

Abraços!